Estamos cientes da responsabilidade que representa prestar cuidados a pessoas com dependência. Podemos dar assistência a idosos, doentes, crianças/babysitting e fornecer serviços de fisioterapia ou outros serviços assistenciais necessários no domicílio.
Auxiliar de saúde/Cuidador geriátrico
Cuidar é acolher, atender com afeto, tratar com zelo e atenção. E em saúde, requer para além de conhecimentos técnicos, empatia, escuta ativa e humanização. Pois cada pessoa é realmente única, e portanto com necessidades particulares.
Os nossos auxiliares de saúde, cuidadores geriátricos, preocupam-se com bem-estar da cada utente. Da mesma forma que a pediatria se tornou uma área indispensável, também a geriatria tem a sua relevância e é de extrema importância.
A formação de profissionais competentes torna-se, deste modo, imperativa numa era em que a população idosa é cada vez maior.
O nosso apoio é personalizado a cada utente, contudo, a nossa oferta geral engloba o seguinte:
Acompanhar e auxiliar os idosos nas tarefas do dia a dia, deixando que mantenham a sua autonomia. As funções específicas podem variar de idoso para idoso, porém estas costumam ser:
- Auxílio nos cuidados básicos de saúde, conforto e higiene;
- Apoio na alimentação do idoso;
- Apoio diurno e noturno se assim desejar;
- Arrumação do ambiente em que o idoso se insere, prevenindo quaisquer acidentes;
- Desenvolvimento de atividades de animação, para promover um envelhecimento ativo;
- Promoção da autonomia e da independência dos idosos.
Enfermagem / Cuidados de Enfermagem
A Grãos d’Afecto dispõem de uma equipa de Enfermagem com muita experiência na clínica ou ao domicílio, na intervenção com bebés, crianças, adultos e idosos e em casos de cuidados continuados (reabilitação, geriátricos e paliativos) com assistência 24 horas/dia.
Temos ao seu dispor, equipamentos de Enfermagem modernos e essenciais para proporcionar uma assistência mais personalizada, rápida, eficaz e segura.
Tipos de intervenção
Os profissionais de Enfermagem realizam todos os procedimentos ao utente que necessite de cuidados personalizados e especiais por via de programas de acompanhamento de doenças crónicas, degenerativas e oncológicas, como Alzheimer, Parkinson, doentes com ventilação invasiva ou não-invasiva e acamados.
Os Enfermeiros da Grãos d’Afecto estão especialmente treinados para procedimentos como injeção de medicamentos ou administração de vacinas, mudança de pensos, algaliações, colocação e vigilância de soros, retirar pontos e agrafos, entubações, transfusões e colheitas de sangue, aerossóis, aspiração de secreções ou preparações terapêuticas, entre outros.
Psicologia
A Psicologia na Grãos de Afeto é realizada por um Psicólogo especializado em várias patologias psiquiátricas e neuropsiquiátricas, intervindo através de um programa de reabilitação, podendo atuar em diversas patologias neurológicas, em quadros clínicos pós-AVC, traumatismo crânio encefálico ou quadros demenciais (Parkinson, Alzheimer).
Consulta de avaliação
Após entrar em contacto com a Grãos de Afeto será agendada uma avaliação inicial com o Psicólogo, que inclui:
Avaliação Psicológica
O objetivo essencial é o diagnóstico e a compreensão dos sintomas ou queixas atuais do indivíduo para um posterior aconselhamento e acompanhamento psicológico, acompanhado por um relatório de Avaliação Psicológica.
Ou
Avaliação Neuropsicológica
Avaliação das funções cognitivas, memória, atenção e linguagem, e do comportamento, em quadros demenciais e quadros pós-AVC).
Delineamento do Plano de intervenção da Terapia Psicológica
- Reabilitação Cognitiva: Sessões de Treino específico para a Memória, Atenção, Raciocínio, Orientação, entre outras.
- Psicoterapia: Sessões de terapia cognitivo – comportamental individual e aconselhamento familiar caso seja pretendido.
Na Fisioterapia Oeiras o serviço de Psicologia Clínica funciona ao domicílio. Nesta modalidade, o Psicólogo desloca-se à morada pretendida por si (casa, trabalho ou outro local onde seja possível realizar o programa terapêutico) na zona da Grande Lisboa.
A periodicidade das sessões dependerá das necessidades de cada pessoa, com uma duração prevista de 50 a 60 minutos por sessão.
Terapia Ocupacional
O terapeuta ocupacional é um profissional da área da saúde que tem como missão promover a independência, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. A sua população alvo são crianças, adultos e idosos.
Quem pode precisar de Terapia Ocupacional?
Qualquer pessoa que tenha dificuldade em desempenhar uma tarefa ou atividade que necessite, goste ou atribua valor.
Intervêm por isso em diversas áreas como a reabilitação física, a neurológica, a saúde mental, entre outras.
O Terapeuta procura observar o que a pessoa faz e como o faz para entender realmente como pode ajudar. Pode trabalhar na sua casa ou em qualquer outro lugar, utilizando atividades pelas quais a pessoa demonstre motivação.
Os seus valores pautam-se pelo respeito, dedicação e integridade pessoal e profissional
Exemplos de serviços prestados:
- Apoio individual (a nível das atividades da vida diária, entre outros)
- Sessões de grupo (sessões de movimento, atividades sociorrecreativas, entre outras)
Objetivos
- Promoção da autonomia, das atividades da vida diária, por exemplo;
- Estimulação cognitiva (memória, atenção, concentração, capacidade de resolução de problemas, entre outras);
- Promoção das competências motoras (coordenação global, equilíbrio, destreza manual, entre outras )
- Estimulação sensorial;
- Promoção das competências psicossociais;
- Adaptação do ambiente (barreiras arquitetónicas em casa, treino de uso de ajudas técnicas, por exemplo)
- Outros.